Trilhas de aprendizagem e o sonho dourado (ou adorado) dos autônomos e empreendedores.

Sonho secreto dos autônomos
Sonho secreto dos autônomos

Nada é para sempre. Tudo muda com os ciclos. Nossos desejos, sonhos, vontades e disposições vão se transformando aos longo dos anos.

Há 8 anos eu decidi empreender e “de cara” percebi que a faculdade, o mestrado entre outros vários cursos que eu já tinha feito….todos eles focavam em um tipo de saber (que aqui eu chamarei de: saber da “execução” ) e que deixavam de lado um outro tipo de saber, o qual chamarei de “saber sobre o “negócio”.

O saber da execução envolve conceitos, saberes experienciais e técnicos, ferramentas necessárias para atuar em determinado ofício. Um médico, um fisioterapeuta, um professor, um dentista, um terapeuta … todos esses profissionais vão passar muitos anos estudando sobre seu ofício, sua especialização, técnicas e mais técnicas mas, raramente, irão aprender, nessas formações a divulgar e “vender” seu trabalho, a atrair clientes, a gerir seu trabalho, ou seja, o saber sobre o negócio passa longe da maioria das grades curriculares.

Esta deve ser uma das razões pelas quais o sonho dourado ( ou seria adorado?) de profissionais autônomos, empreendedores é que alguém faça essa parte do marketing, vendas e gestão.

Tudo muda …..quando começamos a nos enxergar como gestores e donos de nossos negócios….aí sim, tudo vai ficando clareando…..quais são os saberes, as experiências, as trilhas de aprendizagem necessárias ao caminho. Enxergar o que temos e o que nos falta, para então incluir novas trilhas.

 Precisamos dedicar tempo e investir financeiramente à esse saber do campo de “negócios” se quisermos alcançar novos patamares com nosso trabalho.