MARKETING DE CONTEÚDO: um caminho para tecer valor, relações duradouras com seus clientes e tecer a saúde do seu negócio.

Início/Blog/Serviços do Bem/MARKETING DE CONTEÚDO: um caminho para tecer valor, relações duradouras com seus clientes e tecer a saúde do seu negócio.

O EQUILÍBRIO E SAÚDE DO SEU NEGÓCIO

Pedras superpostas:o desafio do equilíbrio

Pedras superpostas:o desafio do equilíbrio

Manter a empresa em equilíbrio é um grande desafio que requer dedicação, conhecimentos variados, energia e foco.  Há momentos, no entanto, de desequilíbrio em que você sente que seu negócio está estancado, as vendas ficam mais lentas e o mercado cada vez  mais competitivo e agressivo traz preocupações sobre os rumos e a sobrevivência do seu negócio nos próximos anos. O marketing de conteúdo pode ser seu grande aliado para trazer de volta a saúde do seu negócio!

MEDO, INSEGURANÇA E VULNERABILIDADE

São palavras que começam a fazer parte da sua rotina.

Mas não precisa ser assim.

Para recuperar a saúde da sua empresa, você precisa atrair clientes certos,  tornar os processos de vendas mais fluidos e recorrentes para então,  alcançar um lugar de destaque e ser reconhecida como referência no seu mercado.

Nesse post você terá a chance de:

  • Entender por que usar o Marketing de Conteúdo na sua empresa” e como ele pode ser o nutriente que está faltando para trazer o equilíbrio de volta ao seu negócio e à sua vida.
  • Entender porque algumas ações de marketing feitas por você não deram bons resultados.
  • Entender porque sua empresa deveria começar, hoje mesmo, a implementar estratégias de marketing de conteúdo.

Esse post é para você que:

  • Precisa entender de forma simples e clara o que é marketing de conteúdo.
  • Deseja que os clientes venham até você e busquem pela sua empresa.
  • Quer encantar seu cliente, gerar desejo antes mesmo de vender.
  • Quer transformar seu relacionamento com clientes e seu processo de venda tornando esse ciclo mais fluido, criativo, assertivo e menos invasivo e agressivo.
  • Tem urgência e sente que precisa agir rápido, fazendo outras ações de marketing no seu negócio,  para além de tudo aquilo que já foi tentado e que trouxe pouco resultado como: a panfletagem, o alto custo com as vendas externas, as centenas de ligações diárias e os anúncios da sua empresa em revistas e jornal do bairro.

O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?

Vamos começar a entender esse assunto compartilhando o conceito de  marketing de conteúdo utilizado por quem é referência nessa área: a Rock Content,  a maior empresa de marketing de conteúdo da América Latina. O que ela nos ensina é que:

“Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios”.  Rock Content

 

Vamos explicar tim tim por tim tim  para que você entenda  os 7 maiores benefícios que o marketing de conteúdo pode trazer para você e elevar seu negócio a um outro patamar.

 

Seus pedidos para o universo. Quais são?

Seus pedidos para o universo. Quais são?

1 Seja encontrado pelo seu cliente: como o marketing de conteúdo transforma o processo de atração, vendas e a relação com seu cliente.

Pedidos para o universo. Quais são os seus?  Nós que estamos empreendendo nossos negócios pedimos, muitas vezes,  que aquele ‘sonho dourado’ em que o cliente vem até você, busca a sua empresa se realize! E se eu lhe contasse que isso pode se tornar uma realidade com as ações de marketing de conteúdo?

Isso acontece devido às mudanças que vivenciamos atualmente no modo de vender produtos e serviços e no modo como consumimos e interagimos com as marcas.

Lembre-se  de que até bem pouco tempo, boa parte do marketing era feita de um modo em que a empresa “interrompia” o cliente, com uma propaganda na televisão, um anúncio na revista, ou mesmo um panfleto na rua. O que essas ações tem em comum é que a empresa é quem dá o primeiro passo, “inicia a conversa” com o cliente. Veja só a tirinha abaixo que ilustra bem essa forma um tanto invasiva e tão comum ao marketing tradicional para vender produtos e serviços.

Tirinha sobre marketing

Tirinha sobre marketing

 

 

 Brincadeiras à parte…não seja esse prestador de serviço que apela para os meios mais agressivos com a finalidade de vender ou ‘empurrar um produto’.  Nós consumidores, estamos experienciando formas mais sutis e agradáveis no processo de compra. Então, esse tipo de marketing que interrompe, que não pede autorização para interagir com o cliente e que desconsidera as próprias vontades e necessidades do mesmo estão fadadas a morrer,  pois elas geram mais repulsão do que a atração do cliente.

 

Lembre-se de que  tudo começa com o modo como você enxerga essa relação. Marketing é relacionamento e portanto, é preciso criar modos  gentis, agradáveis para instaurar vínculos com seu cliente de modo que cresça nele, o interesse de se conectar com você e com sua marca. A forma como você tece essa relação faz toda diferença no marketing de conteúdo e o  desejo de conexão é um dos elementos que vai trazer os clientes até você.  Então agora vem a pergunta:

 

Como atrair, engajar e crescer sua base de potenciais clientes com o marketing de conteúdo?

 

2- Seja útil: tecendo confiança e autoridade no seu campo através do marketing de conteúdo

Dando um presente

Dando um presente

 Vamos começar esse tópico com a seguinte provocação: nos últimos dias, lembre-se de uma ocasião em que você precisou resolver um problema, teve que buscar uma informação, tirar uma dúvida, confirmar dados. Quais foram as formas escolhidas por você para resolver seu problema? Aposto que uma das suas respostas foi: fazer uma busca no Google.

Sim, milhares de pessoas, diariamente, recorrem aos motores de busca, o Google por exemplo,  para resolver um problema. Portanto,  essa é uma das portas principais, um dos canais essenciais que conduzem clientes até o seu negócio.

E você deve estar se perguntando: e como isso funciona na prática?  Vamos explicar isso sugerindo que você faça a seguinte visualização:

EXERCÍCIO PRÁTICO PARA ENTENDER A IMPORTÂNCIA DE CONHECER PROFUNDAMENTE SEUS CLIENTES

Imagine que você foi convidada para passar uma semana em companhia de alguns dos seus clientes. Você tem a chance de conhecer a casa onde eles moram, entender sua composição familiar, suas rotinas, seu estilo de vida, enxergando de modo mais claro, como seu cliente vê e vive no mundo.

Foto do interior de uma casa

Foto do interior de uma casa

Você consegue saber o que eles gostam, quais marcas já conquistaram seus corações e por outro lado,  como nem tudo são flores, você presencia ‘o lado sombra do seu cliente’, com suas frustrações, seus medos, entendendo seus pontos de preocupação.

Você se interessa então, a entender de modo mais profundo,  os problemas que seus clientes têm enfrentado diariamente, as grandes dúvidas,  os  fatos que tem tirado o sono dos mesmos culminando até em processos de adoecimentos.

Qual será o maior problema da sua persona?

Qual será o maior problema da sua persona?

Depois de visitar algumas casas e passar um bom tempo com alguns clientes você percebe que há preocupações, problemas e demandas comuns e há uma similaridade, até mesmo, no modo como eles se comportam em  determinadas questões.

Por um momento, você se dá conta que ao longo da semana você compartilhou as mesmas dicas e orientações com seus clientes, nos momentos em que eles estiveram perdidos, confusos, sem saber o que fazer. E depois dessa vivência você tem muito mais clareza de como sua empresa  pode ajudá-los.

Entender as demandas, dúvidas, questões e os desejos de seu cliente é tarefa crucial para que você possa entender como sua empresa será útil e gerará valor para seus clientes. Se você ainda precisa validar suas hipóteses e entender mais sobre seus clientes, veja esse vídeo para lhe ajudar no passo a passo do que você pode fazer para conhecer sua persona.

TECENDO AUTORIDADE E CONFIANÇA:

Com os dados validados sobre a sua persona você pode começar a produzir conteúdos que respondam à principais dores, perguntas e questões dos seus clientes. Você precisa entender quais são as palavras chave, as perguntas que o seu cliente faz para que você consiga um bom ranqueamento no motores de busca. E assim, você vai se tornando uma autoridade para sua persona sobre determinado assunto, vai tecendo confiança e inscrevendo credibilidade no seu campo de atuação.

 CONFIANÇA, AUTORIDADE, CREDIBILIDADE E VISIBILIDADE

Esses são os efeitos que o marketing de conteúdo terá para sua empresa fazendo com que seus clientes tenham uma percepção positiva da sua marca e será lembrada pelo conteúdo valioso, por ajudar a resolver ou amenizar problemas dos seus clientes.

Você não deve depender, exclusivamente, de indicações para crescer

a base de clientes do seu negócio.

Investir em marketing de conteúdo significa diversificar os modos como você amplia  sua base de clientes, através da geração de conteúdos relevantes que geram  o crescente aumento de tráfego orgânico do seu site ou de seu blog no intento de ranqueá-los para as primeiras páginas do Google.

 

Noivos se casando

Noivos se casando

3  Tecendo relações duradouras e o sucesso do seu negócio através do Marketing de conteúdo.

Você se casaria com a primeira pessoa que lhe oferecesse algo na rua? Provavelmente não, certo? Pois então, precisamos nos lembrar dessa etapa de encantamento, de sedução, desse ‘jogo’ que acontece em fases: namoro, noivado, casamento.

As vezes, somos levados pela ansiedade e vendemos nosso produto ou serviço logo no início do relacionamento e acabamos espantando nossos clientes.  A verdade é que precisamos aprender a namorar, aprender a dar o nutriente certo na fase certa ajudando nossos clientes e conduzindo-os num caminho  que os aproxima cada vez mais de nosso negócio.

Não sou conselheira amorosa mas sugiro que você…..

Primeiro namore e depois case.

O marketing de conteúdo funciona como esse nutriente que aquece a relação com seu cliente tornando-a cada vez mais próxima, mais constante e mais valiosa.  Ao nutrir a relação  você deixa de ser a empresa que vende apenas um produto ou serviço para ser a empresa que o inspira, que o ajuda a resolver suas questões, que o ensina e  transforma positivamente a vida do seu cliente.

Tecer vínculos é bom, gostoso e essa relação fluida e próxima

pode trazer abundância e rentabilidade para você e seu cliente.

Mas é preciso saber nutrir a relação para que ela seja duradoura. O sucesso do seu negócio está diretamente relacionado à sua capacidade de fazer com que o seu cliente volte sempre, comprando outros produtos ou serviços, ou aumentando o valor da compra. Essa recorrência, esse ciclo duradouro de relacionamento é um dos pontos que você deve se atentar entendendo então qual é o Life Time Value ou seja quanto um cliente gasta com seus produtos e serviços durante o ciclo de interação com você.

4 Lealdade que gera vendas

Alianças

Alianças

Quando você começar a fazer o marketing de conteúdo algum tempo depois pode saber que vai começar a ‘chover na sua horta’.  Você já não atrai qualquer pessoa para seu site, mas sim transforma visitantes em Leads, ou seja,  potenciais clientes. E se você nutrir bem essas leads isso culminará em um aumento significativo de vendas.

Sabe porque isso acontece? Pois as pessoas são mais propensas a fazer negócios com as marcas que elas já conhecem, que elas curtem e que lhes são familiares. Quando você conquista a confiança e a lealdade do seu cliente ele certamente, vai dar preferência à sua marca quando precisar comprar um  produto, ou serviço ainda que você cobre um preço mais caro.  Mas… você só consegue isso, quando entrega valor e seu cliente enxerga esse benefício, o  valor agregado e não apenas o preço. E por ser leal à sua marca não há concorrente que consiga competir com você.

 

5 Eduque seu cliente e seu mercado com marketing de Conteúdo e se destaque por isso.

Folhas que se destacam pela cores e seu formato diferenciado

Folhas que se destacam pela cores e seu formato diferenciado

Aos poucos, vamos compreendendo que somos nós os responsáveis em ajudar nossos clientes a entenderem a razão da existência de nossas empresas e como podemos contribuir, facilitar determinadas tarefas gerando valor e melhorando suas  vidas.

Para isso precisamos ‘educar o mercado’. Isso implica ajudar o cliente a desenvolver habilidades de diagnóstico para que ele reconheça suas dores, entenda a origem dos seus sintomas podendo assim entender a raiz dos problemas que vivencia. A partir daí, com esse olhar analítico nossos clientes ficam aptos para escolher as soluções que serão mais úteis para resolução de seus problemas.

Sobre a  importância  da habilidade de fazer diagnósticos  clique aqui.

Quanto mais ‘educado’ seu cliente estiver em relação as ‘raízes’ dos problema que ele vivencia, maiores serão as chances dele entender, ter a consciência e clareza sobre o valor do seu produto e serviço, quando e como utilizá-lo.

6 Reduzindo custos e otimizando sua energia : mais clientes em menos tempo

Você já fez a conta de quanto custa para adquirir novos clientes para sua empresa investindo somente em marketing tradicional?

Veja  bem o que entra nessa conta: anúncios em revistas, jornais, outdoor, material com gráficas, reuniões com clientes, palestras e degustações presenciais que você oferece.

Você vai chegar a conclusão que isso tem um grande custo.

E custa não só dinheiro, mas muita energia despendida e principalmente seu tempo.

O marketing de conteúdo pode otimizar  muito o processo de vendas e aquisição de clientes e isso é elemento fundamental para a saúde do seu negócio. Sua empresa precisa cada vez mais reduzir os custos do  CAC, ou seja os custos que tem para aquisição do cliente.

Equipe

Equipe

7-Sua equipe  de vendas mais tranquila e feliz.

Nada pior do que sentir o clima tenso numa equipe que não está tendo resultados positivos com suas ações de vendas. A  desmotivação é visível, sua equipe faz dezenas de ligações diariamente buscando convencer clientes, e ao final do dia, a colheita de resultados é o cansaço, o clima de stress originado pelo desgaste entre os vendedores e a frustração dos mesmos com o declínio das vendas. E  o pior essa é uma equipe dedicada mas que  desconhece outras formas para encaminhar as ações de marketing e vendas.

Nesse contexto o marketing de conteúdo lhe ajuda trazer leads qualificadas para sua empresa de modo que seus vendedores saibam quando é a hora certa para entrar em contato com cada lead para fechar negócios. O processo fica mais orientado e tranquilo para todos.

Maças, fases e transformações

Maças, fases e transformações

SÃO MUITOS OS MOTIVOS PARA QUE VOCÊ INVISTA EM MARKETING DE CONTEÚDO E ALCANCE UM NOVO PATAMAR COM SEU NEGÓCIO

Investir em marketing de conteúdo  dá sim um certo trabalho, nos tira da zona de conforto, mas por outro lado,  traz resultados tão significativos para você, sua equipe, seu negócio que possivelmente, uma vez iniciado o processo e  com a colheita dos primeiros resultados você nunca mais vai querer largar sua produção de conteúdo e suas investidas no marketing de conteúdo.

É sim, um processo que demanda dedicação, abertura, pesquisa,  com direito a belas surpresas e descobertas para alcançar novos patamares e tecer um caminho saudável e duradouro para você e seu negócio.

Dando um presente

Dando um presente

AGORA VEM A SURPRESA

Aposto que  você foi mordido pelo ‘bichinho do marketing de conteúdo’  e você está até curiosa para  colocar a mão na massa. Então, deixo aqui um convite para simplificar seu caminho e assistir esse vídeo com um tema  que deixa autônomos, empreendedores, microempresarios de cabelo em pé. 🍃🍃🍃 A conversa gira em torno da captação de clientes, o que não fazer, o que pode estar afastando seus clientes ou dificultando suas vendas. Será que você está fazendo o convite de casamento pro seu cliente na hora certa??? Se correr o bicho pega….se ficar o bicho come🐲🐲🐲 E  se encarar???? O bicho some!🔥🔥🔥 dicas de ouro😊😊😊 pra vc encarar esse “bicho” = vendas e marketing.  Seja bem vinda e clique aqui 

 

2018-05-06T00:12:00+00:00